Pratique Os Tres Rs

Dicas de como praticar os 3Rs : reduzir, reaproveitar e reciclar

  • Não precisa embrulhar ! Recuse o excesso de embalagens no comércio.Os sacos de papel são feitos de árvores e os de plásticos são feitos de petróleo.Ambos geram poluição na fabricação.
  • Leve sacola própria (de pano, de feira…) para trazer boa parte das compras do mercado para casa.
  • Se levar sacos de supermercado para casa, reutilize-os como sacos de lixo, mas use com bastante moderação pois a decomposição leva 100 anos.Na Alemanha e Irlanda, a sacola plástica é cobrada no supermercado e isto fez o volume diminuir drasticamente.
  • Opte por produtos com pouca embalagem ou embalagem reutilizável como potes e vidros. Evite embalagens não recicláveis. Rejeite o isopor.
  • Evite usar descartáveis com frequência como : pratos, garfos, copos e talheres (muito comuns em fast-foods).
  • Compre somente a quantidade que vai consumir.
  • Não compre produtos piratas como : roupas, tênis, CDs, DVDs, produtos de informática, óculos de sol, pilhas, etc. Quanto menos impostos arrecadados, menos investimentos sociais.
  • Evite o consumo de supérfluos. Não encha sua casa de tralhas.
  • Em casa prefira usar guardanapos, toalhas e filtros de pano aos de papel.
  • Utilize os dois lados da folha de papel para escrever, imprimir ou fazer rascunho. Revise textos na tela do computador antes de imprimir. Poupe árvores.
  • Reutilize papel de embrulho de presente.
  • Doe roupas, brinquedos, livros e outros objetos que não tem mais utilidade para você, mas que pode ser útil para outra pessoa. Passe adiante. Algumas instituições, como o Exército da Salvação, recolhem móveis e objetos usados para vender em bazares.
  • Prefira consertar a substituir objetos.
  • Use a imaginação para dar utilidade aos objetos que iriam para o lixo.
  • Leve remédios que não usa ou vencidos a um posto de saúde próximo.
  • Prefira produtos reciclados.
  • Incentive a comunidade a exigir a coleta seletiva e o fim dos lixões a céu aberto. Cobre iniciativas do prefeito.
  • Não jogue no lixo baterias de celular, lâmpadas, restos de tinta ou produtos químicos. Em caso de dúvidas de descarte, ligue para o serviço de atendimento do fabricante.
  • Cobrar das prefeituras mais empenho em viabilizar e criar cooperativas e associações de catadores de material reciclável.
  • Não leve pneus velhos para casa, nem abandone em qualquer lugar. Eles atraem mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Deixe o pneu velho onde estiver comprando o pneu novo.
  • Sobre o descarte de computadores, TVs, telefones celulares, fornos de microondas, câmeras fotográficas e outros equipamentos, exija do governo uma norma nacional sobre reciclagem e eliminação do lixo eletrônico, já que muitos componentes têm substâncias tóxicas.
  • Com criatividade, enfeite a casa com : uma bonita fruteira, artesanato com recicláveis, conchas do mar catadas na praia (devidamente lavadas), vasos de folhagens, temperos, flores com raiz e crie um ambiente em harmonia com a natureza. Quem tem quintal, pode cultivar um jardim, uma pequena horta ou plantar árvores para servir de abrigo e atrair as visitas dos passarinhos.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License